Imagem capa - Como escolher o celebrante ideal para seu casamento por Neumann's Memórias Fotográficas
Dicas

Como escolher o celebrante ideal para seu casamento


Seja o seu casamento na praia, no campo ou na igreja, em uma cerimônia de casamento não há experiência mais incrível do que sentir o coração acelerado, as mãos suando frio, aquela sensação de borboletas na barriga e por fim uma delicada lágrima escorrendo no canto de olho ou até mesmo uma gostosa gargalhada de espontânea de felicidade.



É exatamente essa a importância de um celebrante em um casamento, pois ele é o maestro que orquestra a cerimônia, e tem o poder de aflorar todos os sentidos e de despertar esses lindos sentimentos, não só nos noivos, mas também em todos os amigos e familiares do casal, sempre de uma maneira inspiradora, leve e autêntica.


Em nossa longa experiência como fotógrafos de casamentos em Búzios, sempre nos apaixonamos pelas cerimônias realizadas por celebrantes, pois elas são contagiantes, sempre com belíssimas histórias,  narrativas que tocam os corações, que transformam as lembranças do casamento inesquecíveis! Eu que sou uma manteiga derretida, muitas das vezes me pego emocionado junto com os casais!


É incrível como um celebrante de casamento tem influência diretamente em nosso trabalho, pois quanto mais emocionante, descontraída e envolvente for a cerimônia do casamento, mais incrível ainda serão as suas fotos. O vídeo então, nem se fala, pois todo o áudio pode ser usado para tornar o filme do casamento ainda mais belo e cativante.


E para que vocês noivos, possam ter a experiência mais incrível e emocionante de suas vidas no dia de seu casamento, possam ainda por cima compartilhar desse sentimento com todos seus familiares e amigos, vamos dar algumas dicas valiosas de como escolher o celebrante ideal para seu casamento.




IDENTIFICAÇÃO


É fundamental que exista uma forte conexão entre vocês e a pessoa que pretendem que conduza a cerimônia do casamento. Para que possam se sentir seguros e confortáveis enquanto estiverem compartilhando com todos a história de amor de vocês.


FAÇAM UMA REUNIÃO


De preferência, façam uma reunião presencial com o celebrante do seu casamento, conte para ele (a) toda a história de vocês, como se conheceram, a personalidade de cada um, quem são as pessoas mais importantes para vocês, a importância da realização desse sonho em suas vida, tudinho, cada detalhe é muito importante.


DEIXEM SER SURPREENDIDOS


Nada melhor do que se emocionar e ver a emoção dos amigos e familiares, ao ouvirem a nossa história de amor sendo narrada por outra pessoa, de uma maneira poética e bela.

Deem inspirações, mas não limitações para o celebrante que escolher para celebrar seu casamento. Compartilhe com ele poemas, músicas que marcaram a história de vocês, livros preferidos etc... Mas deixe-o à vontade para surpreender e encantar vocês!




Essas dicas são para o caso da contratação de um celebrante profissional de casamento, mas se vocês escolheram casar na igreja, nada os impede de ter uma cerimônia inesquecível, já vimos cerimônias maravilhosas na igreja! O importante é que escolham o padre ou pastor que tenha algum vínculo com vocês, que conheça a história de como se conheceram, que acompanhou o namoro de vocês, que os conheça desde infância, enfim que tenha participado de algum momento de suas vidas. Assim como já vimos cerimônias incríveis, já presenciamos situações constrangedoras, como do padre não saber pronunciar o nome da noiva, o pastor trocar o nome do noivo... É um detalhe que deve ser tratado com carinho! 


Queremos compartilhar com vocês sobre alguns celebrantes que já tivemos o prazer de trabalhar juntos e pudemos presenciar suas belíssimas cerimônias!



ALEXANDRE CABRAL




Imaginem uma pessoa que transmite PAZ, é exatamente o que nós sentimos quando conversamos com o Alexandre. Ele é um ser iluminado, de uma sabedoria e gentileza raríssima.

Já fotografamos inúmeros casamentos onde ele era o celebrante, e o que podemos presenciar todas as vezes são pessoas simplesmente encantadas com sua majestosa maneira de conduzir as belas palavras de amor e carinho pelas histórias dos casais. Todos sempre se emocionam em suas celebrações, inclusive os fotógrafos!






Tivemos o prazer de sentir na pele toda essa emoção que o Alexandre Cabral proporciona. Depois de termos fotografado dois casamentos seguidos com ele, tivemos a certeza que gostaríamos que ele fizesse parte do em nosso casamento. E não podíamos ter feito melhor escolha, ele conduziu com maestria nossa cerimônia e conseguiu transforma esse momento ainda mais intenso e memorável na nossa vida! Até hoje nossos amigos e familiares ainda comentam sobre como a nossa cerimonia de casamento foi emocionante!




BENDITO CASAMENTO - BRUNO FLORES





"Por traz das cerimônias,

Quem fala de amor tem muita

História para contar"


O  Bruno Flores tem o dom para contar essas histórias de amor, com uma abordagem  descontraída, leve, emocionante e com a cara do casal.

Fotografamos a pouco tempo o casamento da Camila e Ederson que aconteceu no Espelho das Águas em Búzios, onde ele era o celebrante, e ficamos simplesmente encantados com a beleza de suas palavras e com a forma elegante e envolvente com que conduziu a celebração.


CASAMENTO COLORIDO - ILANA REZNIK


Ilana é uma celebrante de voz doce, palavras comoventes e agradáveis.

Uma moça que acredita na delicadeza e no amor, "uma tecelã dos afetos"!





Romântica por natureza, ela conduz suas cerimônias como um filme de poesia que emana amor. Suas cerimônias tem alma, coração e diversão, pois são criadas de maneira personalizada à partir da história de cada casal.

Fotografamos o casamento da Inoã e Vinicius à alguns anos atrás no  Hotel Ville La Plage  em Búzios. Na cerimonia deles a Ilana fez uma carta, onde os futuros filhos do casal escreviam sobre a admiração que eles tinham pelo amor dos pais. Foi uma das coisas mais lindas que já pudemos presenciar em todos esses anos como fotógrafos de casamentos em Búzios.



AMIGOS OU FAMILIARES CELEBRANDO O CASAMENTO


Cada vez mais tem acontecido dos noivos, por uma questão de particularidade e intimidade, escolherem pessoas próximas a eles, para realizar a cerimônia do casamento.

Nós achamos lindo também! Já fotografamos casamentos em que os amigos, irmãos e até mesmo as avós conduziram a cerimônia de casamento. 

De fato é algo belíssimo, cativante e intimista, porém é importante tomar alguns cuidados, para que tudo possa fluir naturalmente e da melhor maneira possível.




ESCOLHA A PESSOA CERTA PARA REALIZAR A CELEBRAÇÃO


Tenham em mente que não é qualquer pessoa que lida bem com a questão de falar em público e com fortes emoções, podendo até correr o risco de travar na hora H e não conseguir dar continuidade na celebração, já vimos isso acontecer!

Por isso, pensem em alguém que seja descolado, que tenha uma boa dicção, seja divertido e comunicativo.





PLANEJE UM ROTEIRO


Juntamente com a pessoa que foi escolhida para fazer a celebração, criem um roteiro da cerimônia, com começo, meio e fim. Não esqueçam das partes importantes da cerimonia, a história de como se conheceram, momento dos votos, troca das aliança... É sempre bom ter tudo impresso, mesmo que a pessoa não pretenda ficar lendo, pois se por acaso a emoção bater, ela possa ter um norte de onde recomeçar e prosseguir.




CUIDADO COM O TEMPO EXCESSIVO


É extremamente importante que a cerimônia não seja muito longa. Para evitar que os convidados percam o interesse e parem de participar da cerimônia, o tempo ideal para a celebração é em média de 30 a 35 min.

E quando o casamento é na praia ou no campo, esse é um item muito importante a se pautar com quem irá celebrar, pois uma cerimônia muito extensa pode comprometer o momento do por-do-sol para o casal, impossibilitando que aproveitem a melhor luz para fazer suas fotos. Ou pior que o casamento termine no breu.


Desejamos que essas dicas de celebrantes de casamento possam ajudá-los a tornar o casamento de vocês especial e único! Afinal, todo casamento merece uma cerimônia leve emocionante e descontraída!


Para finalizar, gostaríamos de convida-los a assistir o primeiro episódio do vídeo do nosso casamento feito pelo Gui Dalzoto, para entender a importância e beleza dos celebrantes no casamento.



Se curtiram a nossas dicas, compartilhem, para que possamos ajudar outros casais nessa difícil tarefa que é a escolha do celebrante para seu casamento!


Segue a lista dos profissionais da cada casamento:


CAROL E BRUNO


LOCAL DO EVENTO E CERIMÔNIA: Casuarinas Casa de Festas
BUFFET:  Mr. Gula
CERIMONIAL E DECORAÇÃO:  Shalimar Catramby
CELEBRANTE: Alexandre Cabral
VIDEO:  Raony Melo Filmes
GRINALDA: Dboer Atelier
CABELEIREIRO E MAQUIADOR:  Angela Ribeiro 
TRAJE NOIVO:  Windsor
TRAJE NOIVA:  Ateliê Gora
SAPATOS NOIVA: Luana Zabot
CONVITES: Paparico Design
DOCES PORTUGUESES: Lola Diana



JULIA E HENRIQUE

LOCAL DO EVENTO: Pousada Espelho das Águas
BUFFET: Captain’s
CERIMONIAL: Raquel Abdu
CELEBRANTE: Avó da noiva
DJ: Francesca

ILUMINAÇÃO: JCS Áudio e Iluminação
VIDEO: Casaba
MÚSICOS CERIMONIA: Violive
BANDA: Dizcoe / Mamute
DECORADOR: Paula Costa
GRINALDA: Maria Carmen Nazar
CABELEIREIRO E MAQUIADOR: Euler de Castro
ALIANÇAS: HStern
TRAJE NOIVO: Eduardo Guinle
TRAJE NOIVA: Julia Golldenzon
SAPATOS NOIVA: Manufact
CONVITES: Papel com Bossa
BOLO: Sanny Patisserie


ALE E CURI

LOCAL DO EVENTO: Casa da família
BUFFET: 3 na cozinha
CELEBRANTE: Alexandre Cabral
DECORADOR: Feito com Flor
MÓVEIS: Empório Felicita e Vimoso
VELAS, LUSTRES: Espaço das Artes
CABELEREIRO E MAQUIADOR: André Accioly
ALIANÇAS: Vivara
SAPATOS NOIVA: Arezzo
BOLOS: LaNata Pâtisserie
DOCES: Ana Foster
ILUMINACAO: Otavio Roldan


NEUMANNS

LOCAL DO EVENTO: Casa dos noivos
CERIMONIAL: Janiques
CELEBRANTE: Alexandre Cabral
DJ: Vitor Ventura
VIDEO: Gui Dalzoto
FOTOS: Rafael Vaz e Letícia Muniz
DECORADOR: Cassius e Raquel
CABELEIREIRA E MAQUIADORA: Isabel Almeida
ALIANÇAS: Roberty
TRAJE NOIVA: JJSHouse



CAMILA E EDERSON

LOCAL DO EVENTO: Pousada Espelho das Águas
BUFFET: Captain’s
CERIMONIAL: PC Cerimonial
CELEBRANTE: Bruno Flores - Bendito Casamento
DJ: Moacyr Jr
VIDEO: Pérola Filmes
BANDA: Heitor e Giuliano
DECORADOR: Tatiana Menezes
GRINALDA: Sabrina Koch
CABELEIREIRO E MAQUIADOR: Erivelto
ALIANÇAS: Tiffany’s
TRAJE NOIVO:  Zak  
TRAJE NOIVA: Casamarela
SAPATOS NOIVA: Schutz
CONVITES: Duo Amor
LEMBRANÇAS: Feito Com Flor


INOÃ E VINICIUS

LOCAL DO EVENTO: La Plage
BUFFET: La Plage
CERIMONIAL: Vivianne Neo
DJ: Francesca
VÍDEO: Goiabada com Queijo
DECORADOR: Viviane Gratz
GRINALDA: Sabrina Koch
CABELEIREIRO E MAQUIADOR: Studio Euler de Castro
TRAJE NOIVO: Richards 
TRAJE NOIVA: Júlia Golldenzon
SAPATOS NOIVA: Soulier
BOLO: Casal Garcia
TOPO DO BOLO: Pati Mendes
DOCES: Ana Foster
CELEBRANTE: Ilana Reznik



FIONA E FERNANDO


LOCAL: Casa Três Marias
BUFFET: Captain’s
CELEBRANTE: Amigo dos noivos
DJ: Zé Ricardo
DECORADOR: Ana Maria Flor
MÓVEIS: Mineirart
CABELEIREIRO E MAQUIADOR:  Felipe Bracco
ALIANÇAS: Toninho
TRAJE NOIVO: Richards e Zara
SATATOS NOIVA: Arezzo
CONVITES: Noivos
LEMBRANÇAS: Noios
BOLOS: Mãe noiva


LUNARA E TIAGO


LOCAL: Restaurante Punto Sur - La Paloma - Uruguay
CERIMONIAL: Sandy Ponzi - Save The Date
CELEBRANTE: Irmãos dos noivos
DJ: Helinho Japa
VIDEO: Zoom Videojornalismo
DECORAÇÃO: Limiar Festas
MÓVEIS: La Badalucca
ALIANÇAS: Coliseu
TRAJE NOIVO: Brooksfield
VESTIDO, VÉU E GRINALDA: Emannuelle Junqueira
SAPATOS NOIVA: Ilana Schneider
CONVITES: Kasa dos Convites



Carinhosamente

Michel Neumann e Bia Neumann