Imagem capa - A importância dos votos escritos pelos noivos por Neumann's Memórias Fotográficas
Dicas

A importância dos votos escritos pelos noivos

Eis a questão, escrever ou não escrever os nosso votos do seu casamento?

Qual casal, não ficou super indeciso na escolha entre fazer seus votos para o casamento de maneira tradicional ou escreve-los de uma maneira pessoal, intimista e personalizada.

Ou melhor, quem nunca travou ou teve dúvidas sobre o que ou como escrever para declarar o seu verdadeiro amor nos votos de casamento.

É para ajuda-los nessa difícil tarefa, que nós do Neumann's Memórias Fotográficas, estamos escrevendo esse artigo para vocês noivos, utilizando nossa experiência de 12 anos de carreira como fotógrafos de casamento e tudo o que já pudemos viver e presenciar até aqui.




Primeiramente gostaríamos que soubessem que não somos contra e que não há nada de errado em fazer os votos do casamento de uma maneira tradicional. Queremos mostrar apenas, que existem inúmeros benefícios para o casamento quando o casal decide escrever seus próprios votos.

Quando o casal escreve seus próprios votos, a cerimônia do casamento se torna mais leve, mais emocionante, mais divertida, mais intimista e inesquecível para os familiares e amigos ali presentes.


Ok Neumann's isso nós já sabemos... mas o problema é como e o que escrever nos votos do meu casamento!


Calma, estamos aqui para ajuda-los!




O principio de tudo é não estar sob pressão de tempo ou com muitas pessoas, pois se estiverem com pressa, ou em um ambiente tumultuado, nada vai fluir naturalmente como deve ser.
As dicas são, tentem escrever seus votos de casamento, pelo menos um dia antes do mesmo, quando os sentimentos estão transbordando, na tranquilidade de seu lar e de preferência pela manhã, onde nossos pensamentos ainda estão leves sem a interferências das mil coisas do casamento que temos que resolver naquele dia.


Caso não consigam escrever um dia antes, façam de tudo para conseguirem escrever na manhã do casamento, antes de fazer qualquer outra coisa.
E se mesmo assim não conseguirem e essa tarefa ficar para cima da hora, no making of por exemplo, vá para um local sossegado e longe das pessoas, para que possa conseguir se concentrar e não ser interrompido o tempo todo. Pois essas interrupções causam quebra nos pensamentos e dificultarão bastante na conclusão dos votos do seu casamento.


Mas e agora, o que escrever Neumann's?





A questão é, o que de fato tens no coração que deseja falar para a pessoa que mais ama no dia do casamento de vocês? Quais são as paixões de vocês? O que vocês mais tem em comum que fizeram com que ficassem juntos? Quais são seus sonhos para o futuro? O que gostaria de prometer para o amor de sua vida?

A partir daí, é simples, é só deixar seu coração falar. :)


Para te ajudar a responder essas questões, pegue um álbum de fotografia de vocês, folheie o mesmo com bastante calma e volte seus pensamentos para aqueles momentos de intenso amor e felicidade. Podemos garantir para vocês, que as lembranças dessas muitas histórias lindas, engraçadas, emocionantes e verdadeiras que vocês já viveram juntos, irão surgir lindas palavras que irão compor belissimamente seus votos de casamento.

Nesses 12 anos de carreira, já tivemos o prazer de nos emocionar e nos divertir com as mais diversas histórias de amor, contadas das maneiras mais criativas, inéditas e espontâneas que possam imaginar.






No casamento da Thais e Alex, que inclusive viraram grandes amigos e foram padrinhos do nosso casamento. Eu Michel estava com o Alex no seu making quando ele pegou seu tablet e me disse vou pesquisar aqui no Google como fazer meus votos de casamento. Na mesma hora eu disse para ele, não faz isso amigo, pois você vai acabar copiando algo que já existe. Ao invés disso, pense em algo que fale muito sobre a história de vocês, suas paixões, sonhos etc...


Ele parou pensou por alguns segundos e disse, já sei vou escrever sobre o que mais temos em comum, que é a nossa paixão pela música, exclusivamente o Rock'n'roll.


Gente, ficou muito massa! Ele escreveu usando alguns trechos de músicas como complemento... "Que nossos invernos não sejam tão chuvosos como November Rain"



No casamento da Lunara e Tiago, que fotografamos no Uruguai, o Tiago fez seus votos com a ideia de associar termos de viagens à história deles de encontros e reencontros em muitos destinos diferentes... "como é bom estar nessa viagem contigo, nós sabíamos desde o primeiro olhar que trocamos que nossas rotas iriam se encontrar em algum momento e se tornar apenas uma, houveram algumas escalas no caminho... a oito anos nossas rotas se uniram para nunca mais irem para lados diferentes, amor tu é a melhor companheira que pode existir para se viajar pela vida!". Ficou lindo único e inspirador, confira as fotos do casamento!


Eu Michel usei uma tática diferente em nosso casamento, fui a missa aqui em nossa paróquia em Araras na semana do nosso casamento. Pois, tinha certeza que Deus iria colocar no meu coração as palavras certas que eu iria dizer em meus votos de casamento, para a minha futura esposa Bia. E foi lindo, assim que eu sai da missa, sabia exatamente o que escrever e na manhã do dia seguinte coloquei tudo no papel.



Foto Rafael Vaz     


O grande bacana nos votos de casamento, é você pensar que o mesmo tem que ter um começo, meio e fim. Que o mesmo não seja muito longo nem curto de mais, que passe a mensagem desejada a pessoa amada e a todos presentes.

Geralmente e principalmente para os mais tímidos, é muito interessante começar os votos quebrando o gelo, de uma forma mais descontraída. Pode ser algum acontecimento engraçado na história do casal por exemplo. Pois ai se ganha a confiança necessária para seguir em frente.

Depois pode utilizar a estratégia de contar um pouco da jornada de vocês para chegar até o casamento. Dividir suas paixões e o que tens em comum que fizeram decidir se casar.
Pode-se também utilizar PEQUENOS trechos de poemas que falam sobre o amor e felicidade etc...

Mas é importante levar em consideração, o que o celebrante vai falar, para não se tornar repetitivo e cansativo.





E para fechar com chave de ouro e emocionar a todos, pode-se fazer uma reflexão para o futuro, como a construção da família de vocês, ou se imaginando velhinhos ainda juntos etc... Ou promessas de cuidado, lealdade e amor eterno.

Pensem que a intenção é IMPACTAR e EMOCIONAR :). Pois ai sim, vocês vão arrasar :)


Mas NEUMANN'S  e se eu TRAVAR na hora H :( ?

Quando se tem os votos escritos, a ideia é usar o mesmo como referência para saber o que se vai dizer. E não necessariamente ler ao pé da letra o mesmo.

Mas se acontecer de travar na hora H, a opção é simplesmente ler os votos e deixar as emoções fluírem naturalmente.




E se eu quiser, falar meus votos espontaneamente?

Sem problemas algum, é até na verdade muito interessante. No nosso casamento a Bia minha esposa preferiu falar seus votos sem planejar nada, pois ela precisava primeiro ouvir, as 3 palavrinhas EU TE AMO, que guardei para dizer somente no dia de nosso casamento em meus votos, dez anos depois de nos conhecermos.

Mas saibam que é bastante arriscado, tem que ter em mente a ideia do que falar e de preferência fazer alguma anotação, caso precise de um plano B. Pois já vimos situações que os noivos esqueceram o que falar, devido ao turbilhão de emoções que é o dia do casamento.

Ah fazer isso, geralmente é um privilégio das mulheres que pensam em mil coisas ao mesmo tempo. Noivos, vão por mim levem escrito rsrsrs...





Para finalizarmos, lembram dos benefícios que citei lá em cima? Então, eles são inúmeros! Se conseguirem fazer seus votos de casamento, suas fotografias e seu vídeo de casamento ganharão alma, terão emoção, felicidade, espontaneidade e serão verdadeiramente genuínos e únicos.

 

Dá uma olhadinha no vídeo de casamento da Beta e do Rafa em Búzios, feito pelo Thiago Mello e veja como fica lindo e emocionante!



Essas são nossas dicas pensadas com muito carinho para que o casamento de vocês seja maravilhoso e inesquecível, acompanhe os próximos posts do nosso blog com novas dicas para vocês!


Carinhosamente

Bia e Michel Neumann